quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Igualdade de direitos na moda

Como é possível em pleno século XXI ainda existir desigualdade racial. 
A modelo Nykhor Paul desabafou no Instagram, exigindo igualdade de tratamento para as modelos negras, mesmo que estas sejam uma minoria. 
Passo a citar "Por favor não me levem a mal, mas é hora de vocês começarem a ter as suas próprias ‘porcarias’ para a nossa pele! Porque é que eu tenho de trazer a minha própria maquilhagem para um desfile profissional quando todas as modelos brancas não têm de fazer nada? Não tentem fazer-me sentir mal porque eu tenho pele negra azulada, já estamos em 2015 e vocês podem ir à M.A.C, Bobbi Brown, Make Up For Ever, IMAN Cosmetics, Black Opal ou até mesmo à Lancôme e Clinique, e vão encontrar os produtos. Um bom maquilhador viria preparado e faria pesquisa antes de vir para o trabalho. Parem de se desculpar, é insultante e desrespeitoso para mim e para a minha carreira. Isto vale para Nova Iorque, Londres, Milão, Paris, Cidade do Cabo e qualquer outro lugar que tem problemas com os tons de pele negra."
Esta publicação nas redes sociais teve imensas visualizações e foi tema de conversa em vários meios de comunicação.
Nykhor Paul de 25 anos, natural do sudão, já foi rosto da Louis Vuitton e desfilou para marcas como John Galliano, Balenciaga e Rick Owens. 
Esta não é, no entanto, a primeira vez que a modelo criticou o mundo da moda, mesma diz "tem sido uma batalha constante lidar com questões de maquilhagem, problemas de pele, problemas de cabelo. Isto faz uma pessoa sentir-se inadequada, especialmente quando vimos trabalhar preparadas. Estou muito cansada ​​de pedir desculpas pela minha negritude! A moda é arte, a arte nunca é racista, deve ser inclusiva, de todas as pessoas e não só das brancas. Bolas, nós começamos a moda em África e vocês modernizaram e copiaram. Porque é que não podemos fazer parte de forma plena e igualitária?"
Nykhor exigi igualdade de tratamento para as modelos negras, mesmo que estas sejam uma minoria.
Acho que vivo num mundo de ilusão... como é possivel em pleno seculo XXI ainda existir situações deste tipo.
Acredito num mundo onde independentemente da cor da pele, crenças religiosas, politicas, preferências sexuais, entre outros aspectos  somos todos iguais, com os mesmos direitos. 
Deixem a vossa opinião sobre o assunto.








Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário