sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Turbante VS Lenços


Como disse em publicações anteriores, vou usar o meu blog para falar sobre o meu projeto e meus interesses.


Hoje o assunto é Turbante vs Lenço não sei se poderei dizer desta forma mas existe diferenças que alguma pessoas exigem que sejam sublinhadas e faladas.

Os "turbantes" estão na moda.
Vê-se muitas mulheres, de diferentes idades, usando lenços na cabeça como acessório.
Existe uma certa polémica, pois dão o nome de turbante. Foram feitas várias pesquisas e algumas pessoas acham que usar turbante é uma forma de racismo, já que o adereço possui significado religioso para algumas culturas. O turbante seria ainda um dos símbolos da luta do movimento negro e consideram um desrespeito vesti-lo simplesmente por moda. 

Existe uma grande história a volta deste pedaço de tecido com muito significado, símbolo da cultura/ religião de muitos povos.
.
O turbante no oriente "... é usado pelos homens e tem a função religiosa de demonstrar e reforçar a fé, na religião monoteísta indiana, os homens e mulheres não devem cortar o cabelo e sim utilizar o turbante para envolvê-lo. Na Índia, eles ainda são utilizados para proteger a cabeça devido ao clima severo do deserto, também representam a casta, o status financeiro e a religião. Na África, o turbante é parte da cultura do povo, onde os costumes e roupas tradicionais traziam tecidos enrolados no corpo e os turbantes fazem parte dessa indumentária. Para o povo africano e afro descendentes de todo mundo, o turbante é a busca pela tradução da valorização de sua identidade. Como qualquer elemento da moda, ele partiu da evolução das indumentárias, e tornou-se um acessório na moda através dessa transformação, mas sem perder seu valor cultural".




Fonte: http://obviousmag.org/
www.google.com

É muito importante ter em atenção a diferença entre um turbante simbolo de uma curtura e um lenço com acessório de beleza.

"Por volta de 1920, o costureiro francês Paul Poiret trouxe os turbantes de volta ao cenário fashion. Coco Chanel também iria aderir ao adereço.  A moda, porém, realmente se popularizou no final dos anos 30, com a eclosão da II Guerra Mundial. Em tempos difíceis, os práticos turbantes se tornaram uma ótima ajuda para disfarçar cabelos mal cuidados. Muitas atrizes de Hollywood apareceram retratadas com glamorosos turbantes nos anos 20 a 40. No Brasil, Carmen Miranda iria adotar o acessório no seu figurino. Nos anos 60, o turbante ressurgiu como símbolo da cultura negra, nos movimentos que lutavam pelos direitos civis."

Fonte:http://historiahoje.com






Em alguns textos que li sobre o assunto foram deixadas as seguintes questões:
Será que realmente existe esse componente racista na moda dos turbantes? 
É possível definir quem tem direito a usá-los?
Na minha humilde opinião acho que consigo ver a situação das duas maneiras o da adaptação da moda, pois é mesmo assim re(criar) algo que se usou e voltar a usar (moda/ tendências), como acessório (lenço na cabeça)  .
 O turbante como símbolo da nossa cultura das nossas raízes a nossa história, tem muito que se diga, preservar o que é nosso, cuidar simplesmente respeitar.

Deixem a vossa opinião...

3 comentários:

  1. Adoro turbantes e lenços!!
    Enfeitam e ainda ajudam a segurar o cabelo quando o queremos mais preso sem perder o charme!!
    Bjs!

    karinanopaisdasmaravilhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar